O nosso objetivo é divulgar trabalhos, depoimentos e eventos de Pessoas com Necessidades Especiais e também pesquisas feitas por educadores que atuam nessas áreas, principalmente na área de surdez e deficiência visual.
Em breve teremos o hino Nacional brasileiro na integra aqui no blog, o hino foi interpretado pelo professor especialista surdo da UEPA de Belém, seu nome é, Cleber.
Prefeitura mantém tradição e realiza feira da cultura popular e festival folclórico
Prefeita Maria do Carmo e convidados participaram da abertura da Feira
Abertura da Feira Cultura Popular
Com o tema: “Fraternidade e a vida na Comunidade” e o lema “Santarém: 350 anos valorizando a cultura”, está sendo realizado desde quarta-feira, dia 16, na praça Barão de Santarém, a Feira da Cultura Popular e o Festival Folclórico, cuja disputa pelo título de campeão iniciou ontem, 17 de agosto, por 20 grupos.
Os eventos, que foram unificados há quatro anos, são projetos culturais que promovem o intercâmbio entre a cidade e o interior. “Tomamos essa decisão de fazer a Feira da Cultura Popular e o Festival Folclórico conjuntamente por entendermos que eles potencializam nossa política cultural da gestão pública municipal no sentido de preservar, valorizar e difundir a criatividade de nossos homens e mulheres da cidade e do interior. Essa medida deu certo. A prova disso, é que as comunidades rurais e as lideranças dos grupos folclóricos se preparam durante os primeiros meses do ano para apresentarem durante seis dias, o que há de melhor na produção cultural rural e urbana”, afirmou.
A solenidade de abertura foi marcada por um culto e apresentações da Filarmônica Municipal regida pelo maestro Rafael Brito. Entre as autoridades presentes, estavam a prefeita de Santarém, Maria do Carmo, acompanhada de secretários e assessores de governo, e o vereador Carlos Jaime.
Este ano, 54 comunidades vieram participar da Feira, trazendo produtos da agricultura familiar que são comercializados, como farinha, artesanato, plantas ornamentais e medicinais, frutas, bolos, entre outros. “Este evento tem importância cultural e folclórica, mas econômico-social também. Através dele, oportunizamos a integração, o aprendizado, e a compra de produtos feitos por nossos irmãos e irmãs do campo. A Feira da Cultura Popular começou com o Movimento de Educação de Base, o MEB, mas está sendo consolidada em nosso governo, pois reconhecemos que somos homens e mulheres com raízes do interior. Esta é nossa Santarém, representada nas 54 barracas. Tenham a certeza de que, até o final de meu mandato, este evento terá apoio incondicional”, declarou a prefeita Maria do Carmo.
A exposição e comercialização de produtos iniciam às 8h. A programação desta noite começa às 19h30, com danças folclóricas e humorísticas. O evento encerra no domingo, 21 de agosto.
22/08/2011 - Feira Popular e Festival Folclórico são sucesso
Após seis dias de extensiva programação na praça Barão de Santarém, a Feira da Cultura Popular e o Festival Folclórico, promovidos pela prefeitura, sob coordenação da secretaria municipal de Cultura (SMC), foram encerrados ontem (21/08).
54 comunidades se fizeram representar no evento e dentro de suas barracas armadas na praça, expuseram e comercializaram seus mais variados produtos. A programação cultural (concursos de música, paródia, poesia) ocorria durante as noites, sendo que a partir de 5ª feira (18/08), 20 grupos folclóricos iniciaram a disputa pelo título de Campeão 2011. O concurso de Rainha e o torneio esportivo também fizeram parte do evento que já está consolidado no calendário cultural de Santarém.
A premiação aos vencedores ocorreu ontem à noite, e a entrega dos troféus foi feita pela prefeita Maria do Carmo; pela secretária de Cultura, Jarle Aguiar; e pelo vereador Emir Aguiar, entre outros. Abaixo, os três primeiros colocados de cada categoria:
Concurso de Barracas:
1º - Irurama – Eixo Forte;
2º - Poço Branco – Planalto;
3º - Santa Rosa – Eixo Forte.
Concurso de Rainha
1º - Poliane Lima Castro - Irurama;
2º - Jéssica Castro Nascimento – Alter do Chão;
3º - Cleidiane de Assunção Santos – São Sebastião.
Concurso de Música
1º - Jair Castro - Tracuá (Obra: A sombra da sombra);
2º - Raimundo Altemir Mota – Cipoal II (Obra: Seguindo a pé);
3º - Renato Castro - Tracuá (Obra: Fogo gelado).
Concurso de Poesia
1º - Maria Rosa Sousa – Maripá (Obra: Não te quero lenda amazônica);
2º - Ana Cássia Costa – São Miguel (Obra: Gravidez na Adolescência);
3º - Sara dos Santos – São Francisco (Obra: Devastação).
Linguagem 75: Jogo "Fato ou Fake"
-
*Jogo "Fato ou Fake" (verdadeiro ou falso)*
✅️❌️✅️❌️✅️❌️✅️❌️✅️
Este jogo foi montado inspirado na atividade realizada no curso de Formação
de Professor...
ITA oferece 10 cursos gratuitos a distância
-
O *Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)* é uma das instituições mais
respeitadas e requisitadas de *ensino superior de engenharias* no Brasil.
Possu...
Árvore da adição
-
Jogo pedagógico: Árvore da adição metodologia para ensinar a somar com
uso de dados Inscreva-se no canal:
https://www.youtube.com/channel/UCGDWqieD8Ajl...
-
Eleições do Conade 2015.Edital abriu duas vagas para o segmento
Deficiência por Causas Patológicas e uma vaga para Empregadores.Confira
mais detalhes abai...
-
Hoje li uma história interessante que quero compartilhar:
“Era uma vez...Três grandes amigos, o Fogo a Água e a Oportunidade.
Um dia entraram em uma flores...
Curso de formação de instrutores de Libras (SURDOS)
-
OBJETIVO: Formar Instrutores Surdos para atuar no ensino de LIBRAS como L2
para ouvintes
PÚBLICO ALVO: Surdos fluentes em Libras (formação mínima exigida -...
Acabou... de começar!
-
Senhores,
Findou-se nosso curso. No entanto, iniciou-se, no mesmo instante, uma nova
e também entusiasmante fase de nossas jornadas individuais.
Avante, c...